O jovem Jailson de Jesus, 18 anos, residente na localidade do Sobradinho, zona rural do município de Laje, no Vale do Jiquiriçá, foi convidado pela professora Ana Cláudia a ministrar uma palestra motivacional no Colégio Estadual Juvenilha Peixoto Sampaio (CEJUPS), localizado na cidade de Laje. A palestra teve como foco mostrar aos jovens que tudo é capaz quando se busca aquilo que realmente deseja.

Em entrevista ao Tribuna do Recôncavo, Jailson que recentemente obteve 940 pontos na redação do ENEM, falou sobre os desafios enfrentados no âmbito educacional que lhe motivaram a buscar um futuro melhor através da educação. “Relatei também sobre o analfabetismo de meus pais que serviram de exemplo para que eu buscasse aquilo que eles não tiveram oportunidade”, disse.

Na palestra, realizada na terça-feira (27/02), foi tratado a questão da insegurança por parte dos alunos em não realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), muitas vezes por inexperiência e julgar a si próprios inferiores dos demais alunos. “Com isso, incentivei para que realizassem o exame desde o 1° ano do ensino médio (mesmo que seja por experiência), para que no último ano já estejam cientes da estrutura e cobranças do ENEM”.

Muitos alunos indagaram Jailson como o mesmo planejou seus estudos para alcançar uma nota tão alta na redação do ENEM 2017. “Expliquei que desde o ensino fundamental senti a necessidade de me dedicar ainda mais aos estudos e assim passei a estudar duas, três até quatro horas por dia, principalmente nas áreas que sentia dificuldades, uma vez que precisamos provar pra nós mesmos que somos capazes de superar esses desafios educacionais”.

Segundo o aluno Eric, a palestra de Jailson foi de suma importância, pois aumentou sua autoestima mostrando que ele poderia sim ingressar em uma universidade. “É sempre bom saber que pessoas de família humilde conseguem alcançar seus sonhos independente das dificuldades, ser humilde não quer dizer que não somos capazes de alcançarmos nossos objetivos. Pessoas como Jailson, um jovem que conseguiu superar suas fases de dificuldades simplesmente para ir em busca de seus sonhos, um ótimo exemplo a ser seguido. Pretendo fazer o ENEM nesses próximos dois anos” disse Eric.

Já a professora Ana Cláudia Costa falou que após uma conversa com uma turma de 2° ano do ensono médio, surgiu a curiosidade de conhecer o aluno Jailson, destaque na Redação do ENEM 2017. “Na terça feira (27), Jailson visitou as turmas fazendo seu relato de experiência e contando sua história de vida, seu planejamento de estudo, os convites que recebeu das faculdades, tirando algumas dúvidas dos alunos do CEJUPS. Sua visita às salas de aulas de 1°, 2° e 3° ano do ensino médio foi de extrema importância para a motivação do nosso alunado. Com sua linguagem clara e seu carisma, deixou nossos alunos mais motivados e bastante interessados em buscar o conhecimento e a vontade de estar sempre melhorando”, destacou  Ana Cláudia.

Após obter 940 pontos na redação do ENEM 2017, Jailson conseguiu uma bolsa integral para o curso de Enfermagem na Facemp – Faculdade de Ciências e Empreendedorismo, localizada em Santo Antônio de Jesus.

 

Fonte: Tribuna do Recôncavo