Um incêndio que começou na localidade do Sururu, zona rural de Varzedo, no recôncavo baiano, atingiu a Serra da Jiboia, destruindo parte da vegetação da mata ciliar que fica em volta do Rio Sururu. Os primeiros focos de incêndio foram identificados por volta das 10h da manhã de quinta-feira (31/12), se prolongando até este último último domingo, 3 de janeiro.

O senhor Paulo de Jesus, popular Bule, lamentou o descaso dos órgãos ambientais e políticos para a situação da Serra da Jiboia. “O incêndio acabando com o que nós temos que é a floresta e as autoridades com braços cruzados. Nós precisamos dessa Serra porque é nela que nasce o Rio Sururu, que despeja no Rio da Dona, aí se deixarmos o fogo acabar com ela, acaba com nossa vida”, explicou.

???????????????????????????????Em entrevista concedida ao Portal Tribuna do Recôncavo, o morador Manoel Alves Nascimento contou que foi um momento de sufoco para a comunidade. “O incêndio começou na quinta-feira pela manhã, a comunidade veio na sexta-feira tentar diminuir as chamas, mas mesmo assim não teve como”, disse.

Já o senhor conhecido por Carlos Catingueiro, relatou que foi um prejuízo enorme para a comunidade. Segundo ele, além da vegetação que foi destruída, as mangueiras que levam agua por gravidade da serra para a comunidade do Sururu foram todas queimadas e por enquanto os moradores terão que carregar agua no animal ou na cabeça.

IMG_4830Outra moradora, Dona Arlinda Mascarenhas, falou que ficou desesperada com o incêndio. “Fiquei preocupada porque nos quintais tem muita bananeira e com esse sol quente e ventando muito o fogo podia vim na direção de nossas casas”, contou.

O Corpo de Bombeiros, segundo os moradores foi acionado, mas não compareceu no local. As chamas só foram controladas neste domingo (03), após mais um mutirão realizado por moradores da região.  (Hélio Alves/Tribuna do Recôncavo | Fotos e vídeo: Cosme Santos). ASSISTA O VÍDEO! Veja mais fotos em nossa fanpage. Clique Aqui!

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=uFDUnxw8hac[/youtube]

IMG_4824

serra da jiboia1

Aproveite e curta nossa fanpage. Clique aqui !