O tema do Arraiá do Mochilão que acontece em Iaçu, na Chapada Diamantina, nos dias 23, 24 e 25 de junho, na Praça dos Ferroviários, em frente à Estação de Trem da VLI-Ferrovia Centro Atlântica será “Aguenta, coração! O cupido me flechou no Arraiá do Mochilão”.

O “Arraiá do Mochilão” é uma homenagem ao trem que por mais de 30 anos transportava passageiros economicamente sem recursos. De 1930 na 1960 este meio de transporte era conhecido como “Mochila” e levava passageiros do Recôncavo baiano para a Chapada Diamantina.

Como manda a tradição, os festejos juninos começam na noite do dia 23, com a chegada do trem Mochilão, seguidos de apresentações de quadrilhas e shows. O passeio de trem, uma das principais atrações de Iaçu, é realizado durante os dias da festa. Outro ponto alto da festa é o Arrastão dos Candangues, que acontece na tarde do dia 25. 

História – Iaçu realiza o Arraiá do Mochilão desde o ano de 2005. O objetivo da festa é preservar manifestações com forte apelo cultural e turístico, além de fortalecer a cultura regional, preservar a tradição popular, os festivos juninos e movimentar a economia da cidade. Neste período o Município aumenta o seu fluxo turístico, aquecendo a economia local. A festa é uma valorização da história do município, que tem uma trajetória de desenvolvimento em torno da linha férrea. A cidade com tradições nordestinas possui uma gastronomia que privilegia os produtos da caatinga e do Rio Paraguaçu.

 

Editado por Tribuna do Reconcavo | informações: Laboratório da Notícia