Unindo laços, quebrando preconceitos, mantendo a fé e ensinando a ter respeito. Foi com essa proposta que a Prefeitura de Dom Macedo Costa realizou na noite de segunda-feira (05), o I Fórum de Promoção da Igualdade Racial.

O evento foi um marco para o município, quando foi assinado, pelo prefeito Egnaldo Piton, o termo de adesão de Dom Macedo Costa ao Fórum de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial. “A partir dessa assinatura, Dom Macedo Costa passa a ser um dos municípios prioritários para as políticas públicas de reparação racial no estado da Bahia”, destacou a secretária estadual Fábya Reis, também presente no evento.

A abertura ficou por conta do animado samba de roda do grupo Idosos em Movimento. O fórum contou ainda com a explanação da Esp. Antônia Ferreira, a respeito das implicações geradas pela anemia falciforme na saúde de macedenses portadores dessa doença que afeta principalmente as populações afrodescendentes.

Houve, ainda, a apresentação da peça “Sou negra sim”, do grupo de teatro “Os gigantes”, a animação do grupo “Dance Mais”, e todo o ritmo negro encerrando a noite com a apresentação de teatro musical do grupo de percussão da EJA, da Escola Edite Barros.

“É dessa forma que mantemos a nossa identidade sociocultural viva. É assim que a gente constrói uma cidade melhor, abrindo oportunidades para os que durante muito tempo foram excluídos”, pontuou o deputado Bira Corôa, marcando presença no Fórum. O evento teve a realização da Secretaria de Assistência Social e demais secretarias municipais.

 

Blog do Valente