Em busca de manter os estoques de sangue estáveis, o Hemoba realiza nesta semana, por meio das unidades móveis (Hemóveis), campanha de coleta externa nos municípios de Mutuípe e Jiquiriçá. Os interessados em fazer doação de sangue e/ou cadastro de medula óssea podem se dirigir a um dos Hemóveis das 8h às 17h.

O objetivo da Hemoba é de se aproximar da população e realizar a sensibilização sobre a importância das doações regulares. A expectativa é de atender cerca de 100 pessoas em cada dia de coleta externa e reforçar o estoque estratégico para atender com segurança todos os pedidos de unidades de saúde e hospitais.

Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe – o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

O Hemóvel 2 atende em Mutuípe nesta quarta-feira (04), onde ficará estacionado na Avenida Bartolomeu Chaves, ao lado da Ceplac. Já na quinta-feira (5), o atendimento será realizado em Jiquiriçá, na antiga estação ferroviária. 

Critérios

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

 

Editado por Tribuna do Recôncavo | Fonte: Ascom / Hemoba