A Hasselblad anunciou hoje o laçamento da H6D-400c MS, sua mais nova câmera de médio formato que captura imagens com impressionantes 400 megapixels. A câmera visa atender o mercado de digitalização de arte e outras indústrias que requerem super resolução e cores precisas. Seguindo os passos da H6D-100c, lançada em 2016, a H6D-400c MS usa tecnologia de mudança de sensor para combinar até 6 exposições em uma única imagem com 23200 x 17400 pixels.

Ao criar a imagem de 6 exposições, os primeiros quatro disparos requerem mover o sensor um pixel de cada vez em uma grade de quatro por quatro, e gravando quatro imagens com os filtros vermelhos, verdes e azuis. O sensor então retorna ao seu ponto de partida e faz mais dois movimentos finais de meio pixel (horizontal e vertical).

Para realizar esses disparos, a câmera precisa ser conectada a um Mac ou PC, através de um cabo USB 3.0. Isso também permite a transferência de dados de alta velocidade e a exibição em tempo real de 30fps, embora o Wi-Fi também esteja a bordo para transmissão de imagens sem fio. O modelo também é capaz de capturar imagens de 100MP no modo Multi-Shot de quatro disparos ou no modo Single-Shot, graças ao seu sensor de CMOS de 100.4MP de 53.4x40mm. Também é possível gravar vídeos em HD e 4K UHD.

A H6D-400c MS chega ao mercado em março deste ano, mas as pré-encomendas já podem ser feitas através do site: store.hasselblad.com. O preço da câmera é de US$ 48 mil. Também é possível alugá-la diretamente da Hasselblad por aproximadamente US$ 480 por dia, com descontos para contratos de longo prazo.

ASCOM