A Feira de Caxixis reúne artesanato, gastronomia e música na cidade de Nazaré, no Recôncavo da Bahia, entre a quinta-feira (13) e o domingo (16). Na programação musical, estão atrações como Paulinho Boca, Léo Santana, É o Tchan e Olodum. A mostra de caxixis, que são miniaturas de objetos em barro, fica exposta no centro do município, nas praças dos Táxis e Alexandre Bittencourt.

Cerca de 200 barracas serão montadas no local para exposição das peças, do artesanato e da gastronomia da região. Peças em couro, madeira, sementes, além de moringas, potes, cofres em forma de porquinhos, jarras, purrões, objetos decorativos e utilitários estarão à venda. Além disso, uma miniolaria será disponibilizada no local para que um oleiro de Maragojipinho, distrito do município de Aratuípe faça peças sob o olhar de moradores e visitantes.

História: A Feira de Caxixis, que este ano tem o tema “Retratos de uma História”, começou com uma pequena exposição idealizada por um oleiro de nome Patrício. Em uma canoa, navegando pelo Rio Jaguaripe, ele deslocou-se de Maragojipinho até Nazaré, na Semana Santa, levando miniaturas confeccionadas em barro, compradas pelos moradores ainda no porto. O sucesso motivou o artesão a convidar outros oleiros para irem com ele, originando a feira. (Gildásio Cavalcante / Infosaj)

PROGRAMAÇÃO
QUARTA-FEIRA (12)
18h – ABERTURA DA FEIRA DOS CAXIXIS (PRAÇA CEL. JOSÉ BITENCOURT.)

QUINTA FEIRA (13)
07h as 21h – FEIRA DOS CAXIXIS (CIRCUITO CAXIXIS NAS PRAÇAS, DR. ALEXANDRE BITENCOURT E CEL. JOSÉ BITENCOURT.)

ARENA CAXIXIS
SEXTA FEIRA (14)

0h – SEM RETOQUE
2h – SAMYRA SHOW
4h – DUAS MEDIDAS

SÁBADO (15)
20h – OLODUM
22h – XANDE DE PILARES
0h – PLAYWAY
2h – CARLA CRISTINA
4h – OZ BAMBAZ

DOMINGO (16)
15h – DANIEL VIEIRA
17h – BANDANA
19h – É O TCHAN
21h – LÉO SANTANA
23h – EDCITY
1h – BANDA FOX