O fotógrafo Raphael Dutra apresenta a exposição “Soul” nesta quinta-feira (26), das 13h às 21h, no Laboratório de Experimentação Estética (LEE) do Museu de Arte da Bahia (MAB). Resultado do Curso Gratuito de Fotografia e Audiovisual promovido pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural da Bahia e a Fundação Pedro Calmon, o tema versa sobre o universo das mulheres. Entrada gratuita .

Durante o evento, haverá três pocket shows, duas perfomances, além de exibição de curtas e discotecagem com DJ’s, “se baseando na ideia de ser um grande encontro de artistas, a fim gerar um espaço coletivo de arte, em que mais de uma pessoa tem a oportunidade de mostrar o seu trabalho”, diz o artista. Para tanto, o artista reuniu amigas que concordassem em participar de um ensaio fotográfico e que juntas dessem o conceito ao qual teria que buscar na técnica meios de captar a mensagem.

Quanto ao nome da mostra, as modelos e também produtoras do conceito do ensaio afirmam que “não poderia ter encontrado nome melhor para um ensaio que visa representar a alma da mulher. Imprevisíveis aos olhares externos, intimamente conectadas com um olhar de entendimento quando o assunto é delas”.

“Deste modo, a conclusão foi pela criação de um ambiente de sonoridade cujo conceito teve participação direta e exclusiva das mulheres envolvidas para a sua composição, únicas capazes de explicar o peso do conceito dado”, explica Raphael. Participaram do ensaio Thais Barros, Ariane Lima, Hanna Rosa, Sarah Fernandes, Maria Carolina Miranda, Cristielen Baldoino, Bruna Palma, Luzia Menezes e Talita Santos. A coordenação e seleção da mostra de curtas foi feita por Julia Morais.

 

Ascom/ GOV-BA