As provas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro e, nesta contagem regressiva, os estudantes da rede estadual de ensino estão otimizando o tempo para esta reta final de preparação. No Colégio Estadual Edvaldo Brandão, no bairro de Cajazeiras, em Salvador, além dos aulões e simulados para os estudantes concluintes do Ensino Médio e os cursos técnicos de nível médio, as atividades já incluem aqueles que só irão concorrer em 2018.

Nesta terça-feira (24), por exemplo, a unidade escolar aplicou um ‘Simuladinho’ para cerca de 450 estudantes do 2º ano do Ensino Médio e dos 2º e 3º anos técnicos em Administração e em Comércio. A ideia é ir familiarizando os alunos com o contexto de realização das provas, além de testar os seus conhecimentos. Tanto é que, para o simulado – em tamanho menor, com 80 questões –, os estudantes contaram com todas as orientações e regras exigidas, como conteúdo e formato das questões, horário de início da prova, período para realização e documentos necessários para apresentação.

A vice-diretora da unidade escolar, Rosane Ferreira, explicou que a iniciativa do ‘Simuladinho’ foi do grupo de professores das séries, com o objetivo de estimular e preparar os estudantes a participarem do Enem no ano de conclusão do curso. “A ideia é que esses alunos, tanto os que estão prestes a ingressar no último ano do Ensino Médio como os que estarão concluindo a Educação Profissional no ano que vem, comecem a se familiarizar com as provas do Enem ganharem experiência quando o processo começar para valer”.O trabalho desenvolvido pela escola na preparação para o Enem, enfatiza a gestora, começa com os alunos do 1º ano do Ensino Médio, por meio dos ‘simuladinhos’ e outras atividades. “Realizamos, também, as Feiras das Profissões, os simulados e os aulões, que contribuem para a melhora do desempenho dos estudantes nas avaliações”.

 

Ascom/ Secretaria da Educação do Estado