Incentivar que agências associadas ao Sinapro (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia) assumam contas de ONGs, que necessitam serem vistas pelo público para continuarem seus trabalhos beneficentes. Esse é o objetivo da campanha Adote Uma Conta, criada por oito estudantes calouros do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Salvador (Unifacs).

O trabalho foi realizado no primeiro semestre deste ano e envolveu as disciplinas de Introdução a Publicidade e Propaganda, Teorias da Comunicação, Comunicação Visual, Laboratório de Editoração e Gestão das Organizações.

A escolha se deu pelo fato do Sinapro-Bahia ter voz ativa com o público-alvo das agências de comunicação e publicitários da Bahia. “Por se tratar de um trabalho de faculdade com um cliente anunciante fictício, entendemos que o contexto de atuação da entidade no mercado publicitário local fazia sentido com o posicionamento que desejávamos com a campanha”, explica Bruce Marinho, um dos estudantes envolvido na campanha

Com o apoio do Sinapro-Bahia, a iniciativa será apresentada no Intercom, congresso que reúne milhares de pesquisadores, profissionais e estudantes de Comunicação de todo o país, e que este ano será realizado entre os dias 4 e 9 de setembro, em Curitiba-PR. Depois que se organizaram em grupos, os alunos foram desafiados a trabalharem em uma campanha fictícia com a temática “doação”. A proposta da professora Mariana Alcantara é que cada grupo de estudo simulasse uma agência em potencial.

“A ideia nasceu da constatação de que uma boa estratégia de comunicação é a ferramenta mais poderosa a ser doada a uma instituição que realiza algum trabalho social. É a partir dela que se consegue garantir a divulgação do trabalho realizado, consolidando sua imagem junto à sociedade”, esclarece Marinho. Também integraram a equipe os estudantes Alexsandro Vilas Boas, Ivan Marinho, Jamille Dourado, Juliana Vilas Boas, Lara Azeredo, Pedro Delfino e Stefano Gobira.

 

ASCOM