Nesta sexta-feira (1º/12), a Embrapa Mandioca e Fruticultura de Cruz das Almas, realiza na Fazenda Novo Horizonte, em Laje, a extensão de recomendação de duas variedades de mandioca de uso industrial para as microrregiões de Valença, Jequié e Santo Antônio de Jesus (BA). O dia de campo é destinado a produtores, técnicos e agentes multiplicadores que trabalham com a cultura da mandioca.

Em pesquisa liderada pelo pesquisador Eder Oliveira, a BRS Kiriris e a BRS Formosa foram avaliadas desde 2011 em diferentes fazendas da Bahiamido e da Coopamido, e nas áreas experimentais da UFRB – nesta última, as avaliações foram apoiadas pela equipe do professor Marcos Silva. Somente na Bahiamido, única fecularia industrializada do estado, cerca de 650 dos 1500 hectares estão plantados com quatro variedades da Embrapa — duas são a BRS Formosa e a BRS Kiriris.

Segundo Eder, as variedades são naturalmente resistentes a doenças específicas que representavam grandes ameaças à produção de mandioca das localidades que as adotaram. “Elas dispensam o uso de agroquímicos, trazendo benefícios para o meio ambiente, o trabalhador e o consumidor”, afirma.

 

Serviço

Extensão de recomendação da BRS Kiriris e BRS Formosa

Data: 1º/12/2017 (8h30 às 12h)

Público-alvo: Produtores, técnicos e agentes multiplicadores que trabalham com a cultura da mandioca

Local: Bahiamido (Rod. BR 101, km 279, Fazenda Novo Horizonte, Laje – BA)

Programação:

8h30 às 9h – Recepção dos convidados e credenciamento

9h às 9h45 – O programa de melhoramento genético da mandioca e o desempenho da BRS Formosa e BRS Kiriris na Bahiamido

9h45 às 10h30 – Apresentação institucional sobre a Bahiamido e a parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura para avaliação de novos genótipos de mandioca para indústria

10h30 às 11h – Intervalo

11h às 11h30 – Estação sobre a BRS Formosa

11h30 às 12h – Estação sobre a BRS Kiriris

12h às 12h30 – Estação sobre a Rede de multiplicação e transferência de materiais propagativos de mandioca com qualidade genética e fitossanitária (Reniva)

12h30 – Encerramento

 

Matéria: Léa Cunha/ ASCOM

Editado por Tribuna do Recôncavo