Em visita a Santo Antônio de Jesus, neste sábado (24), o governador Rui Costa falou sobre os festejos juninos e destacou pontos como realização de concursos públicos, inaugurações, política e projeções para o próximo semestre. Confira.

FESTEJOS JUNINOS E DIVERSIDADE

O Brasil é considerado um país de grande riqueza cultural manifestada em diversas linguagens, entre elas na música. Na Bahia, essa diversidade tem se apresentado nas comemorações dos festejos juninos.

“Nós temos uma marca na Bahia que toda festa é marcada pela diversidade, então no São João não pode ser diferente. O que nós fizemos questão foi garantir que o forró tradicional, o forró pé de serra estejam presentes, mas também buscamos garantir a diversidade musical. a Bahia é conhecida no Brasil e no mundo inteiro pela sua diversidade cultural. Por isso estamos apoiando quase 130 municípios para quem façam festas juninas mais fortes”, comentou.

SEGURANÇA PÚBLICA

O governador comentou também sobre as ações para a segurança pública no estado.

“Desde que eu entrei, já chamei 12 mil concursados da PM, depois chamei mais 600 delegados e agentes da polícia, chamamos também os peritos técnicos que tinham feito concurso, renovei praticamente 100 % da frota da polícia militar e polícia civil e compramos helicóptero. Inclusive, abri uma base aérea em Barreiras, estamos abrindo outra em Lençóis. Até o final do ano, inauguro 40 distritos integrados de segurança pública do estado, criamos batalhões, as chamadas “Caatingas”, já criamos quatro bases especializadas no interior da Bahia. Enfim, estamos investindo muito em tecnologia, em investigação. Vou fazer agora um concurso para mais 2 mil policiais, nós tivemos a inscrição de mais de 100 mil pessoas. Também devo realizar até o ano que vem um novo concurso para agentes da polícia civil. Estamos fazendo um esforço grande”, contou.

OBRAS E INAUGURAÇÕES PARA SANTO ANTÔNIO DE JESUS E REGIÃO

Na última semana, o governador realizou a inauguração de estradas nos municípios de Banzaí, Ribeira do Pombal, Euclides da Cunha e iniciou outra obra em Quijingue. Mais uma inauguração será realizada em julho, em Ribeira do Amparo e no nordeste da Bahia, na via que liga ao estado de Sergipe.

“Eu pretendo, em breve, dar ordem de serviço para recuperação das rodovias Santo Antônio de Jesus-Amargosa, Castro Alves-Sapeaçu, e Maragogipe. Esse segundo semestre será cheio de início de novas obras”, adiantou.

POLÍTICA NACIONAL

A população brasileira tem acompanhado o cenário político brasileiro que tem ganhado, gradativamente, uma repercussão negativa nos últimos dias. Como destaca o governador.

“Infelizmente tiraram uma presidenta honesta, séria, sem uma motivação e de lá para cá, as coisas só pioraram, a cada semana as notícias são piores. Espero que Deus nos dê sabedora, serenidade para que o Brasil saia dessa crise e no ano que vem a gente possa reeleger um presidente e retomar o crescimento e a oportunidade de emprego e de renda para o povo brasileiro”.

Rui chama atenção para a atuação do Congresso diante da necessidade de reformulações na lei eleitoral e faz crítica à atual configuração política brasileira.

“Minha grande expectativa é que os deputados façam a sua parte. Se todos nós condenamos todos os erros que aconteceram até aqui,  é preciso que a gente evite que esse erro se repita no Brasil, nós precisamos consertar a lei eleitoral, a lei política, a lei dos partidos e por isso, os deputados e senadores têm até setembro para que tenha validade na eleição do ano que vem. Não podemos maltratar mais o povo brasileiro com a lei que está aí”, analisou.  “Não existe este modelo em nenhum lugar do mundo, 40 partidos. Hoje criar partido político no Brasil é um grande negócio. Virou uma aberração à custa da população”, acrescentou.

POLÍTICA BAIANA

Sobre as projeções para a campanha eleitoral, o governador diz que está concentrado no presente e no trabalho que ainda deve cumprir até o final do mandato.

“Não gosto de antecipar as coisas, minha cabeça está voltada para trabalhar, este é o momento de trabalhar bastante e nós estamos trabalhando. E digo assim: quem trabalha Deus ajuda, se você planta e rega a planta, com cuidado e com carinho, ela vai nos dar bons frutos, é isso que nós estamos fazendo, plantando sementes, cuidando da planta para colher posteriormente”, comparou.

O governador desejou bons festejos juninos a todos, parabenizou o prefeito Rogério Andrade pelo São João de SAJ e aproveitou para mandar um recado para quem curte os festejos. “Cuidado na estrada quando você voltar e for dirigir, não beba porque tem alguém em casa lhe esperando para lhe dá um abraço e um beijo”, orientou.

 

Reportagem: Rádio Clube | Redação: Tribuna do Recôncavo