A Diocese de Cruz das Almas, instalada recentemente, já começou a dar seus primeiros passos. Em entrevista ao Tribuna do Recôncavo, o bispo diocesano, Dom Antônio Tourinho Neto, contou que seu primeiro ato foi reunir o Clero da Diocese, formado por padres e diáconos, para realizar a 1ª reunião do Clero. “Nessa reunião eu quis conhecê-los mais de perto, escutá-los e me fazer conhecido e ouvido”, disse.

ESTATUTO DA DIOCESE

Ainda em entrevista ao Tribuna do Recôncavo, Dom Antônio falou que a Diocese é uma pessoa jurídica e precisa ter um estatuto civil para ser reconhecido pelo Governo Brasileiro, por esse motivo o Clero está estudando o estatuto para poder registrar civilmente, ter o CNPJ e ser reconhecido civilmente pela nação como uma instituição jurídica própria.

FORMAÇÃO DA CÚRIA

O bispo, por ser o regente da Diocese, pode escolher as pessoas que vão colaborar diretamente com ele no governo da Diocese, mas por prudência, cabe ao bispo consultar o Clero. “Então eu esperei a reunião do Clero para consultar os padres e os diáconos permanentes, distribuímos uma cédula, e cada clérico pôde indicar, em lista tríplice, nomes para vigário geral, ecônomo da Cúria, moderador da Cúria e o chanceler da Diocese, que é o secretário da Cúria. O arcebispo da Arquidiocese de São Salvador, Dom Murilo Krieger, também foi consultado para a escolha da formação da Cúria, que ficou assim formada:

  • Vigário Geral – Padre Antônio Rebolças da Paróquia São José em Cruz das Almas;
  • Ecônomo da Diocese e moderador da Cúria diocesana – Padre Hélio Vilas Boas da Paróquia de Cachoeira;
  • Chanceler da Cúria – Padre Josivaldo, pároco da Catedral da nova Diocese. Como ele é professor do Instituto de Teologia em Salvador, o mesmo vai contar com o auxílio do diácono Washington, que será seu secretário adjunto.

SEMINÁRIO

Durante 3 anos a Arquidiocese de São Salvador ficará responsável por acolher e formar, gratuitamente, os seminaristas da nova Diocese. “Dom Murilo nos favoreceu três anos de assistência aos novos vocacionados, é tanto que a Diocese de Cruz das Almas já se inicia com 6 seminaristas, 4 na Filosofia e 2 no propedêutico”, disse Dom Antônio.

PASTORAIS

Dom Antônio concluiu ressaltando que encontrou em Cruz das Almas padres muito eficientes e já caminhando, alguns foram escalados como assistentes eclesiásticos de determinadas pastorais. “Então, com isso não me preocupo, porque quando eu cheguei encontrei pronto, só fazer agora crescer, desenvolver e multiplicar”, disse.

A nova Diocese de Cruz das Almas tem 17 Paróquias, 19 padres, 11 diáconos permanentes e 6 seminaristas. “É um bebê que acaba de nascer, e que Deus, com certeza, com a força do Espirito Santos, vai levar a maturidade um dia”, concluiu Dom Antônio Tourinho Neto.

Reportagem e redação: Tribuna do Recôncavo