Neste final de semana(13 a 15 de abril) aconteceu no Estádio Viriato Correia, na cidade de Nazaré das Farinhas, no Recôncavo baiano, o XIII Congresso Diocesano da Renovação Carismática Católica (RCC). O evento foi marcado por momentos de louvor, pregações, animação, orações, Adoração, profecias, Missas e a noite carismática com o show da irmã Ana Paula (Irmã Carmelita Mensageira do Espírito Santo).

O Congresso teve início na sexta-feira à noite, com a Santa Missa; no sábado houve acolhimento aos participantes, o Santo Terço, acolhimento de boas-vindas pela coordenadora diocesana, Ana Luíza; acolhimento pelo padre Edézio de Jesus Ribeiro-pároco da Paróquia Nossa Senhora da Purificação, em Nazaré, que sediou o Congresso, este ressaltou a alegria de está acolhendo na sua paróquia esse evento, embora não seja deste movimento, mas acolhe e admira e muitos estão tendo o regresso à igreja católica através da RCC, como ele tem escutado relatos.

Na manhã de sábado (14) também estiveram no evento os padres: Fausto, Nilvandro, Jurandir, Ângelo, Ailton e Fausto, contribuindo com as confissões. Houve também pregações com Alexnei Freitas(presidente arquidiocesano da RCC Feira de Santana), que abordou o tema “Conversão sincera” e Frederico Mastroângelo (presidente Estadual da RCC), que abordou o tema “Grupo de oração: alma da RCC”.

Ainda na tarde de sábado, a pregação foi feita por Márcio (Comunidadade Nascidos da Cruz), com o tema “Aquele que era, que é e que será.” Às 17h houve a Santa Missa, presidida pelo padre Everaldo, concelebrada pelo padre Edézio e padre Ângelo. Logo após houve a noite carismática, com a irmã Ana Paula(Irmã Carmelita do Espírito Santo)- que emocionou os participantes do Congresso com suas músicas e unção.

No domingo (15) às 7h30 o Congresso teve início com o Santo Terço, seguido de animação e das pregações de Alexnei “Quando não se percebe a enfermidade” e Fred, “Eis que estou à porta e bato”, logo após houve a apresentação do Congressinho e algumas crianças fizeram relatos de tudo que vivenciaram no final de semana. O encerramento do Congresso foi com a Santa Missa presidida pelo bispo emérito Dom João Nilton e concelebrada por padre Edézio, padre Ângelo e também com a participação do seminarista Natael Costa.

Antes da bênção final o padre Edézio agradeceu mais uma vez pelo Congresso ter sido realizado em sua paróquia e expressou a alegria por a mesma sediar dois Congressos diocesanos este ano: da RCC e do Terço dos homens. Posteriormente a coordenadora diocesana Ana Luíza manifestou à sua gratidão a Deus pela realização do Congresso, agradeceu ao apoio recebido, sobretudo, do padre Edézio, dos coordenadores de ministério e de grupo de oração, aos ministérios de música dos grupos Filhos de Maria (Andaiá em Santo Antonio de Jesus) e Renovados em Cristo(Castro Alves) e ao grupo de oração de Nazaré “Vitória de Deus”, pelo máximo empenho.

“…Primeiro passo: pedimos permissão a Deus, depois ao padre Edézio. (…) “Tivemos momentos difíceis irmãos, mas como dizem, quanto mais difícil, mas a graça é maior. Irmãos, montar essa estrutura aqui não foi fácil, mas com todo apoio dos quinze coordenadores de grupos de oração pudemos fazer acontecer o nosso XIII Congresso diocesano da RCC, da diocese de Amargosa”, concluiu Ana. Em seguida houve a bênção final dada pelo bispo emérito Dom João Nilton e o retorno das caravanas para suas cidades.

Confira o vídeo:

Texto: Jocinere Soares | Fonte: Tribuna do Recôncavo