Com a implantação do Sistema Viário Oeste, do qual faz parte a ponte Salvador-Itaparica, o governo do Estado aponta as antenas para o potencial de turismo náutico do Baixo Sul. Segundo informações do secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, o Estado planeja criar um circuito turístico na orla da região, no trecho entre Jaguaripe e Valença.

“Criando condições de se ter um desenvolvimento turístico como se teve aqui no litoral norte com a implantação da Linha Verde e de todo sistema viário do Norte do estado”, comparou. Dauster sinalizou que devem ser instalados equipamentos para promover a estratégia. “É importante observar que aquela orla, por exemplo, tem condições de se implantar vários atracadouros, várias marinas, coisas que você não tem tanto no Litoral Norte. É uma zona com um potencial espetacular”, avalia, acrescentando que o aeroporto de Valença passará por intervenções.

Sobre a Ilha de Itaparica, o secretário afirma que a Embasa realiza um estudo para reforçar o abastecimento de água. “Também já está sendo estudada a questão de abastecimento de água, de reforço de abastecimento de água, da implantação de núcleos de logística na Ilha de Itaparica, da implantação de núcleos habitacionais, educacionais, etc”, afirmou, citando a possibilidade de construção de uma adutora que passe por baixo da ponte ou que siga pelo contorno para chegar até a ilha. (bahianoticias)