Por volta das 22h30 desta terça-feira (20), pessoas de diferentes cidades da Bahia relataram que viram um grande clarão no céu. Entre as cidades que foram possíveis ver o clarão está Santo Antônio de Jesus, Salvador, Lauro de Freitas, Guarajuba, dentre outras. Segundo a lagista que reside no São Benedito em Santo Antônio de Jesus, Cintia Mota, a mesma tinha acabado de chegar em casa e estava aguardando seu esposo colocar o carro na garagem, quando foram surpreendidos pelo clarão.

“Quando eu cheguei em casa estava no passeio conversando com minha vizinha e esperando meu esposo guardar o carro, quando de repente foi vindo do lado direito um clarão muito forte vindo do céu, de início eu pensei que fosse um relâmpago, mas era muito forte, minha vizinha começou a gritar e ficar apavorada”, relatou à estudante. Segundo o site Bahia Noticias, o clarão pode ter sido causado devido um foguete russo. Na última sexta-feira (16), o site Mistérios do Espaço divulgou que a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), previu a queda de destroços para aquela noite.

O foguete foi lançado esta semana na Rússia e deveria levar mantimentos para a Estação Espacial Internacional. Porém, caso voltasse à Terra por algum motivo, sua rota previa que pedaços cairiam exatamente sobre o Brasil. De acordo com o site, a possibilidade foi calculada pelo especialista Joseph Remis. A página “Mistérios do Espaço” é a maior de Astronomia do país e foi criada por um jovem de 17 anos de Conceição do Coité, na Bahia. (Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo)

Confira o momento do clarão em Salvador: