Com o intuito de valorizar a história e produção de produtos tipicamente baianos, o 1º Festival Origens será realizado na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro e é voltado aos apreciadores da harmonização entre os 4 C da Bahia: café, cachaça, charuto e chocolate.

Banhado pelo Rio Paraguaçu, o município de Cachoeira é palco de uma história centenária no plantio de tabaco no Brasil. Essa terra rica em cultura, alia-se à características de solo, clima e história, que tornam o protagonista do festival, o charuto baiano, diferente dos demais em qualidade. A união desses elementos, combinada à expertise da forma artesanal e criteriosa de produção, são ingredientes para a receita do sucesso.

A programação do festival apresentará a cadeia produtiva do tabaco, que apesar de estar concentrada nas cidades de São Félix e Cachoeira, envolve 23 municípios vizinhos. Serão Workshops de harmonização do charuto com o chocolate, café e cachaça, conduzidos pelo sommelier Cesar Adames. Entre suas formações, Cesar graduou-se em Administração Hoteleira, estudou o universo das bebidas destiladas em Londres e leciona em cursos de gastronomia. 

Os participantes conhecerão também as fazendas que cultivam a folha do tabaco e as fábricas produtoras de charuto. Além disso, serão apresentadas manifestações culturais durante o festival. Para os acompanhantes, serão oferecidos passeios por cidades históricas do Recôncavo, além de cursos de culinária baiana.

As empresas fumageiras envolvidas na produção do tabaco cuidam desde o plantio das sementes até o charuto produzido artesanalmente pelas charuteiras, que passam esse trabalho por gerações. Essas empresas são aliadas à centenas de famílias da agricultura familiar no cultivo do tabaco e geram 4,5 mil empregos diretos e indiretos, que em sua maioria são de mulheres responsáveis pelo sustento de suas casas.

O festival é uma realização do Sinditabaco em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae, Prefeitura Municipal de São Félix, Café Latitude 13º, Chor Chocolate e Cachaça Rio do Engenho.

 

Para mais detalhes sobre a programação e inscrições, os interessados podem acessar o site: festivalorigens.com.br.

 

Fonte: ASCOM/SEBRAE

Editado por Tribuna do Recôncavo