Conhecer as cidades do Recôncavo pode ficar mais fácil. O Canal de roteiros de viagens no Youtube “Como Chegar” produziu uma série com cinco episódios sobre as cidades de Cachoeira e São Félix. Os vídeos mostram como chegar nas atrações turísticas e o que fazer nesses lugares que contam um pouco da história do Brasil. Cidades-irmãs, Cachoeira e São Félix ficam a apenas 110km de Salvador de ônibus/carro pela BR-101 e são separadas pela Ponte Imperial Dom Pedro II, que corta o belíssimo rio Paraguaçu.

Para chegar em Cachoeira, ​que completa 181 anos no dia 13 de Março, Taiane e Diogo fazem a travessia pela ponte Dom Pedro II, mostrando toda a beleza desse equipamento tombado pelo Iphan, que liga as duas cidades e tem uma bela vista do rio Paraguaçu. Chegando do outro lado, os vlogueiros que estudaram na Universidade Federal do Recôncavo, ela cursou Jornalismo e ele Cinema, fazem uma visita ao Centro de Artes, Humanidades e Letras, sede principal do Centro Acadêmico na cidade. A Casa de Câmara e Cadeia Pública, atual Câmara de Vereadores, a Praça da Aclamação estão entre as atrações apresentadas no vídeo que encerra com a bela paisagem da orla cachoeirana.

Na Cidade Heróica, os Youtubers não perderam tempo e aproveitam o último dia da tradicional Festa D’Ajuda​. Tombada como patrimônio Imaterial da Bahia, pelo Ipac, o festejo acontece geralmente no mês de novembro. A partir das cinco horas da manhã, a Praça da Aclamação fica lotada de moradores e turistas de todas as parte do mundo que participam fantasiados do Terno da Alvorada. Com fanfarras, os chamados embalos levam uma multidão na festa que não tem hora para acabar.

O roteiro também passa pela cidade de São Félix​, que é pouco divulgada, mas tem muitas atrações turísticas para visitação. Um das mais famosas é a Fundação Dannemann. A mais antiga fábrica de charutos do Brasil foi fundada pelo holandês de mesmo nome na metade do século XIX. Partindo da Fundação, o roteiro segue para conhecer a história de um artista alemão que se apaixonou pela Bahia. A Casa-Museu Hansen Bahia conta a trajetória de Hansen e sua esposa Ilse – e o turista ainda pode conferir parte do acervo desses artistas.

Para encerrar a série, não poderia ficar de fora um passeio pelo Rio Paraguaçu​. O único rio que nasce e morre na Bahia já foi um dos mais importantes afluentes do Estado. No trajeto, os Youtubers passaram por Coqueiros, Nagé – distritos de Maragojipe, além de conhecer o famoso Convento de Santo Antônio do Paraguaçu até chegar no Iguape e apreciar um lindo entardecer. Os serviços de hospedagem, alimentação e transporte para os roteiros estão todos disponíveis nas descrições dos vídeos.

 

SOBRE O COMO CHEGAR

Produzido por Taiane Nazaré e Diogo Nunes, o Como Chegar é um canal sobre viagens e experiências culturais que pretende produzir vídeos com leveza, informação e agradáveis esteticamente tanto ao morador da cidade quanto ao turista que quer explorar o lugar que ele está e nós já visitamos. Partimos de nossa terra natal Salvador, impregnados de dendê, cinema e música para descobrir novas experiências ao redor do mundo. Vem com a gente, vamos viajar?

 

Instagram @como.chegar
Youtube Como Chegar

 

Publicado originalmente no Tribuna do Recôncavo