Quando você chega em casa, se sente melhor ao brincar com seu cachorro, mesmo após um dia exaustivo? Pois saiba: você está certíssimo. Um estudo, feito pela University of British Columbia (UBC), do Canadá, comprovou que interagir com o animal pode reduzir o estresse físico e mental. E os efeitos duram por até 10 horas no organismo. Com resultado divulgado no no site da instituição, a pesquisa analisou 246 estudantes universitários.

Eles ficavam livres para brincar e fazer carinho em até 12 cães, sendo que, antes e depois das sessões, tinham que preencher alguns questionários. Após 10 horas da interação com os bichos, voltavam a responder as perguntas. O estudo descobriu que os participantes estavam com mais energia, mais felizes e com o estresse menor do que outros alunos que não passaram pela experiência com os cachorros. “Descobrimos que, mesmo após 10 horas, os estudantes ainda apresentavam emoções menos negativas e se sentiam mais apoiados e menos estressados”, disse Stanley Coren, coautor do estudo e professor de psicologia na UBC.

No fim, os pesquisadores também concluíram que as universidades deveriam ser encorajadas a oferecer terapia com cachorros em épocas de maior estresse para os alunos. “Nossas descobertas sugerem que as sessões com os cães têm um efeito positivo mensurável no bem-estar dos alunos”, declarou a autora principal da pesquisa, Emma Ward-Griffin. (Correio)