Situado entre Vales e morros no Recôncavo Baiano, o Vale do Jiquiriçá é um destino muito prazeroso para quem curte a natureza. O turismo ecológico na região tem como principais atrativos os Rios Jiquiriçá e Boqueirão, como também a mata nativa, rica em árvores frutíferas.

São cinco as rotas turísticas traçadas na região: sertão, aventura, romeiros, cachoeiras e litoral, ideais para quem curte trekking, ciclismo, canoagem e pesca, amantes da natureza, esportistas e aventureiros.

Não deixe de apreciar também o primoroso artesanato local, as manifestações culturais, religiosas e o patrimônio histórico local. A culinária é um capítulo à parte do Vale do Jiquiriçá na qual se destacam a moqueca de pitu e a carne-de-sol.

Primeira opção:

20140219_112341

Localizada a 24 km do centro de Mutuípe, a cachoeira da Roda D’Água como é conhecida, foi assim chamada devido a uma roda d´agua que tem como objetivo servir de motor / gerador para a casa de farinha. A roda é acoplada a um eixo central que através de polias e engrenagem, serve de força motriz para as diversas ferramentas de preparação da farinha de mandioca. A roda também é utilizada para geração de energia elétrica. Indicado para a prática de acampamento, banho, rapel, trilha e esportes, o local é de propriedade particular, mas é aberto ao público e bastante visitado aos finais de semana. Contém bar, restaurante, banheiros, palco para eventos, além de um campo de futebol que poderá servir de área para camping.

Segunda opção:

A 1 Km da cachoeira da Roda d’água encontra-se a cachoeira Três Saltos, propriedade do município, possui uma grande extensão com corredeiras entre pedras, além de bar e campo para futebol.

Terceira opção:

dsc019771 (2)

Seguindo mais 3 Km encontra-se a Cachoeira Alta com corredeira com cerca de 150m de extensão local ainda pouco explorado porém muito bela devido ao seu tamanho.

Quarta opção:

g_veu-da-noiva-da-cachoeira-dos-prazeres-em-jiquirica-ba-fotomarcelo-s-f

Seguindo mais 8Km já no final do município de Mutuípe encontra-se a cachoeiras Vel de Noiva, uma belíssima cachoeira localizada no meio de uma cerra com mata fechada, ideal para quem curte trekking.

Ha ainda outras cachoeiras pouco exploradas localizadas em propriedades particulares, como:
Cachoeira de Brás – Jiquiriça
Cachoeira de Clóvis – Jiquiriçá
Cachoeira de Guigó – Jiquiriçá
Cachoeira da Coruja – Mutuípe
Cacheira da Risada – Ubaira

As Serras são também uma atração da região, cercadas por florestas nativas, grutas, flora e fauna características da região.
Serra Pelada – Jiquiriçá
Serra do Argolo – Mutuípe

Outra alternativa seria a Cachoeira dos Prazeres, que encontra-se interditada. (Tribuna do Recôncavo, com informações do valedojiquirica.com).