É chocante o total abandono do Cemitério Municipal da Murutuba que fica na zona rural de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia. O respeito aos que não estão mais entre nós passa longe de lá. Um rápido passeio pelo cemitério é suficiente para encontrar jazigos furtados, entulho, caixões à mostra e até ossos expostos.

Alguns túmulos estão mal conservados, sujos e com diversas partes depredadas. Em alguns, verdadeiros buracos expõem ossadas. Além disso, limpeza pública parece ser uma expressão pouco lembrada pela Prefeitura Municipal. O mais chocante é que os familiares dos entes queridos só tomam conhecimento dessa situação apenas quando vão ao cemitério. (Forte no Recôncavo)

DIREITO DE RESPOSTA

“A Prefeitura de Cachoeira, através da Secretaria de Serviços Públicos, informa que a limpeza e manutenção nos seis cemitérios de responsabilidade do município é feita a cada dois meses. Por conta das demais atribuições da Secretaria, o serviço nos cemitérios segue esse cronograma bimestral estabelecido como apropriado para cumprir as demandas dos espaços.

Contudo, diante dos casos de violação em alguns túmulos, a Secretaria intensificará a vistoria nos locais. Entretanto, reforçamos que cabe aos familiares das pessoas falecidas zelar pelas sepulturas dos seus entes, e compete a todos, independente do que acreditam, respeitar os túmulos e o sentimento por aqueles que já morreram, não depredando os espaços.

ASCOM – PMC