A atriz Neuza Amaral morreu aos 86 anos, nesta quarta-feira (19), no Rio. Ela estava internada desde sábado (15) no Hospital são Vicente de Paula, na Tijuca, por causa de uma embolia pulmonar.

Nascida no interior de São Paulo, Neuza teve sua estreia na teledramaturgia no Rio de Janeiro, na década de 1950, trabalhando na recém-inaugurada TV Tupi. Seu primeiro papel na Rede Globo foi na novela “A Grande Mentira”.

Em mais de 60 anos de carreira, a atriz participou de 50 produções, entre novelas, séries e especiais, cerca de 20 longas-metragens e 16 peças teatrais. Também trabalhou para a prefeitura da cidade Araruama, na Região dos Lagos, onde morou. Ela deixa um filho e dois netos.

Neuza lançou, em 2008, sua autobiografia intitulada “Deixa comigo”. A renda da publicação foi revertida para o Lar de São Francisco, asilo de idosos de Araruama. “Quando cheguei ao Rio de Janeiro, aos quatro anos, não tinha nem cama para dormir. Usava um monte de jornais para quebrar a friagem do chão. Foi assim, uma luta bem grande”, contou a atriz na obra. (Bahia.ba)