Diante de um crescente número de violência contra as mulheres, acredito que se torna imprescindível essa discussão dentro  das escolas do nosso país.  O conceito de igualdade de gênero deve ser abordado dentro do ambiente escolar, pois através dessas discussões podem ser abordados contextos histórico de submissão da mulher e do patriarcado, essa herança que acaba refletindo em violência contra a mulher.

Atentando também para a necessidade de entender que o estudo sobre gênero propõe o desafio de tornar o indivíduo capaz de identificar as especificidades do contexto histórico da sociedade. Propondo ainda, que as relações de gênero possuem um caráter histórico no sentido que são construções sociais e como tal precisa ser analisada criticamente. É pensado dessa forma que uma abrangência maior do dialogo da questão de gênero com os alunos e alunas e seus pertencimentos em relação a sua identidade de gênero dentro e fora do ambiente escolar

Incluir a história das mulheres nas escolas é uma das formas que podem contribuir para a exterminar o machismo e empoderar as mulheres. O papel da escola é formar cidadãos e cidadãs, com a consciência que homens e mulheres sejam iguais em direitos, dentro de uma sociedade. A discussão sobre igualdade de gênero pode proporcionar um conhecimento dos direitos das mulheres e o respeito dos homens com as mesmas.  O ambiente escolar é ideal para construir alunos e alunas formadores de opiniões e sequentemente suas ações irão refletir na sociedade atual.   

A mulher foi silenciada durante muitos anos, e isso acontecia devido a condição de submissão na qual se encontrava, a luta foi e ainda é árdua para se conquistar espaço de forma igualitária entre homens e mulheres. Por isso torna-se muito importante o ensino da igualdade de gênero nas escolas.

É necessário descontruir nos alunos e alunas ideias machistas, misogina e homofóbicas. É preciso construir uma escola participativa,  sem exclusão daqueles que são tidos como minorias. A escola tem esse dever com seus alunos e alunas, é preciso promover a igualdade de gênero , e assim acabar com a violência contra a mulher..

 

 

 

Autora- Emanuela Ramos