Os moradores do município de Rafael Jambeiro, no Centro Norte Baiano, amanheceram felizes nesta segunda-feira (04/01). Depois de aproximadamente um ano de estiagem, fontes, cisternas e barragens foram abastecidas com a chuva que caiu na madrugada e manhã desta segunda.

Em entrevista concedida ao Portal Tribuna do Recôncavo, a jovem Elielma do Carmo, moradora da localidade do Serrote 1, contou que São Pedro abriu a torneira em boa hora. “Foi uma dádiva de Deus, qualquer pingo de chuva já é uma benção, a gente agradece com toda Fé”, disse.

Ainda de acordo com Elielma, os animais também sofrem bastante com a seca. Segundo ela, seu pai de prenome Edivaldo, popular Diva, cria gado e estava indo buscar capim na beira da pista para alimentar o rebanho, já que toda vegetação estava seca.

A água potável é outro problema para os moradores de Rafael Jambeiro, pois com a seca, as fontes diminuem a quantidade de água e os poços artesianos escavados na região deram água salgada. No entanto, recentemente a comunidade de Elielma (Serrote 1), foi contemplada com a construção de cisternas para a captação da água da chuva, que agora estão cheias, o que garantirá água para a comunidade por um bom tempo.

Vale ressaltar que em Rafael Jambeiro choveu com mais intensidade na localidade do serrote 2, onde registrou-se 80mm de chuva. (Hélio Alves/Tribuna do Recôncavo)IMG-20160104-WA0091

Aproveite e curta nossa fanpage. Clique aqui !