O trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), responsável pela cobertura de atendimentos de urgência na região, está comprometido no município de Amargosa, no Vale do Jiquiriçá, devido a ambulância quebrada. A informação foi confirmada por uma atendente do SAMU.

Em um áudio divulgado, um cidadão tentou solicitar socorro através do 192 para um acidente ocorrido na BA-046, na tarde deste domingo(13), e a atendente afirmou que a ambulância está quebrada e orientou o cidadão a ligar para o Hospital Municipal. A ambulância do Hospital Municipal foi usada no socorro. Em outro acidente ocorrido na BA-540 com vítimas graves, a 5 quilômetros de Amargosa, foi necessário a ambulância do SAMU de Mutuípe prestar o socorro. A demora agravou o quadro de saúde das vítimas. A situação foi criticada por vários internautas que ficaram revoltados.

Em nota a prefeitura justificou que toda chamada do telefone 192 é atendida pela Central do SAMU, que fica localizada na cidade de Santo Antônio de Jesus e liberada pelo Médico Regulador de plantão, e que na ultima semana a ambulância do SAMU que presta serviço em Amargosa, apresentou problemas mecânicos. Segundo a nota, a ambulância já foi encaminhada para reparo. Com a ambulância em manutenção, as chamadas através do 192 não serão liberadas pela Central, porém, serão orientadas para ligarem pro Hospital Municipal. (Amargosa News)