Os alunos do Karatê, estilo Shotokan, do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão de Elísio Medrado-Ba, foram destaques no IV Campeonato Sul-americano de Karatê e V Campeonato Pan-Americano de Karatê, PKC. A competição aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de Novembro em Aracajú, Sergipe.

Os alunos Alex Gáspari Andrade e Alesi Gáspari Andrade, irmãos gêmeos, ambos, faixa marron e o ex-aluno Luciano de Jesus Sales, faixa Laranja, todos oriundos do Programa Mais Educação de nossa Unidade Escolar, obtiveram um bom desempenho na competição, representando o Brasil.

Luciano Sales obteve o 1º lugar no estilo Katá, medalha de ouro e 3º lugar no estilo Kumitê (luta) no sul-Americano. Alesi Gáspari obteve o 2º lugar no estilo Kumitê no Sul-Americano. Alex Gáspari obteve o 3º lugar no estilo Kumitê no Sul-Americano e 4º lugar no estilo Katá.

Esses alunos, entre outros do município, já foram campeões brasileiros em vários campeonatos nacionais. Os alunos são treinados pelo Professor Adelmo Souza Andrade, professor de Karatê, II DAN, estilo Shotokan que é vice-presidente da FKDEB (Federação de Karatê e desporto da Bahia).

O professor Adelmo Andrade, mora em Elísio Medrado e faz um trabalho de forma voluntária na Instituição de Ensino. O mesmo também competiu e obteve o 3º  lugar no estilo Katá no Sul-Americano e também o  3º lugar nos estilos: Katá e Kumitê no Pan-Americano.

A equipe encontrou muitas dificuldades para participar desse campeonato e só foi possível a participação graças ao apoio das secretarias de educação: do município e do estado da Bahia, bem como do Colégio Rômulo Galvão.

O uso pedagógico da prática do karatê como meio de socialização pode contribuir significativamente para a socialização dos seus praticantes oportunizando assim melhor convivência entre eles dentro e fora do ambiente escolar.

 

Fonte: ASCOM

Editado por Tribuna do Recôncavo