Estudantes e educadores do Grupo de Pesquisa do Tecelendo – Programa de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB / CFP (Centro de Formação de Professores), coordenado pela Professora Draª Andreia Barbosa, que tem como objetivo realizar atividades que contribuam para a produção de conhecimentos nos processos de alfabetização, letramento e formação de educadores para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos na perspectiva da Educação Popular, fizeram no último dia 16 de dezembro uma viagem pedagógica para conhecer in loco a cidade de Salinas da Margarida.

Este movimento educacional teve como ponto de partida a pesquisa de mestrado intitulada: MUDICON: UM MUSEU VIRTUAL PARA DIFUSÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO DOS MESTRES DOS SABERES POPULARES, construída pela Professora Ana Carla Nunes sob orientação dos Professores Kathia Sales e José Carneiro Leão, que apresenta os Mestres do Saber do Povoado de Conceição de Salinas da Margarida – Bahia.

O objetivo da viagem foi apresentar aos discentes um pouco da história, das tradições, do patrimônio material e imaterial, assim como os legados culturais do município de Salinas da Margarida, fazendo os alunos imergir na dinâmica dos povoados, que tem como economia a pesca artesanal. O roteiro da viagem foi desenvolvido pela Professora Ana Carla Nunes que é Mestre em Educação, Turismóloga, Historiadora e Especialista em Cultura. Esta atividade foi estruturada a partir do capítulo da sua dissertação que apresenta a opulência e o legado de Salinas da Margarida e seus povoados que contribuíram na rica história da Bahia.

 

Durante dois dias os estudantes puderam conhecer as comunidades (Conceição de Salinas, Barra do Paraguaçu e Salinas da Margarida  – Sede) os moradores mais antigos, sua vida pesqueira, dialogaram com artistas e profissionais da região, conheceram os patrimônios materiais, passearam de barco, compreenderam a dinâmica deste município, geraram renda para restaurantes, padarias, mercados e todas as empresas ligadas direta ou indiretamente a cadeia produtiva do Turismo e presentearam as crianças de Conceição de Salinas com livros.

“Uma viagem fundamental para que os alunos sensibilizem seu olhar para esta comunidade que pesquisei com tanto carinho e respeito no período do mestrado. Agradeço a Professora Andréia Barbosa por incentivar e apoiar os alunos a conhecerem a região, a Associação de Pescadores e Mariscadeiras A-97, Irá Bonfim, Beybe da Viola, Geize, Mariana, Valter, Ivan, D. Lúcia, D. Nascia e todos os moradores da comunidade por nos receber com dedicação, generosidade e acolhimento. Os alunos gostaram muito das vivências possibilitadas nesta visita” finaliza a Professora Ana Carla Nunes.

Contatos: http://mudicon.blogspot.com.br/