A água potável é aquela popularmente chamada água pura. Para ser bebida por nós, a água deve ser incolor, insípida (sem sabor) e inodora (sem cheiro). Ela deve estar livre de materiais tóxicos e microorganismos, como bactérias, protozoários etc., que são prejudiciais, mas deve conter sais minerais em quantidade necessária à nossa saúde.

A população de Elísio Medrado está procurando explicações da Embasa com relação às evidências de alterações na sua qualidade, pois constantemente a água que abastece a população está chegando às torneiras das residências com uma grande alteração na sua cor e com um cheiro diferente, o que não deveria está acontecendo. Essa alteração foi constatada neste domingo por moradores que usaram a água diretamente da torneira da rua, mas também está sendo percebido pelas pessoas que usam diretamente da armazenada em caixas d’água.

Alguns moradores nos relataram que durante a lavagem de roupas, as mesmas ficaram manchadas. Os motivos da alteração na qualidade da água constatada são desconhecidos . A água que abastece o município é captada no Rio Jacutinga, localizado na bacia hidrográfica do Recôncavo Sul, município de Elísio Medrado e constantemente vem pasdanpa por problemas na captação e distribuição. (Criativa On Line)