Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias dos municípios de Amargosa, Varzedo, Ubaíra, Jiquiriçá, Mutuípe, Laje e São Miguel das Matas, realizaram um ato na cidade de Amargosa na manhã desta quinta-feira (23/11), a favor da luta que está acontecendo em Brasília pela revogação da PNAB (Política Nacional de Atenção Básica).

Em entrevista ao Tribuna do Recôncavo, o agente comunitário de saúde em Jiquiriçá, Tim, contou que a finalidade do encontro foi alertar os agentes comunitários do Vale do Jiquiriçá sobre a gravidade que é a PNAB para a categoria.

“Essa PNAB, aprovada no dia 31 de agosto, é uma destruição do SUS. O governo criou essa medida sem nenhum diálogo com a categoria e sem ouvir as regiões. Hoje nós estamos pedindo a revogação desse ato, que destrói a atenção básica”, disse.

Ainda de acordo com Tim, a categoria está articulando uma caravana para Brasília. Falou também sobre o piso salarial dos agentes que está congelado há 4 anos. “Esperamos, com esse encontro, que o Vale do Jiquiriçá possa acordar e tomar consciência da gravidade que está passando a categoria com esse desmanche dentro do SUS”, destacou. (Tribuna do Recôncavo)

Foto: Divulgação